segunda-feira, 4 de junho de 2007

Fim de Zion e volta para LV

O tal cumprimento

Dia 5: Zion a Las Vegas

Quinto dia: Zion National Park / Las Vegas - 197 mi (315,2 km)

No ultimo dia dessa nossa viagem, retornamos a Las Vegas. Sabe aquela sensacao quando saimos do BH Shopping em dia de calor, com o carro estacionado no ultimo andar?

Pois eh, nossa viagem de volta foi o tempo todo daquele jeito. A Adriana ateh comecou a passar mal e paramos em um McDonald's para ela se recuperar. Foram 2,5 horas de estrada sob um sol escaldante de mais de 40 graus, que nem o vento refrescava, mesmo viajando a mais de 120 km/h (eu era o mais devagar da estrada e todo mundo me ultrapassava).
Rodamos em toda a viagem 1.500 km.

domingo, 3 de junho de 2007

A pedra que chora

A agua que sai de dentro da pedra era chuva ha 10 mil anos atras.

Zion

Dia 4 - Jacob Lake - Zion National Park

Quarto dia: Jacob Lake / Zion NP - 115 mi (184 km)

Despedimo-nos do Grand Canyon, achando que jah haviamos visto nossa cota de parque. Pegamos a estrada antes mesmo de tomar cafe da manha, achando que na primeira cidade achariamos um local bacana para comer. Mas a tal primeira cidade nao passava de um vilarejo. Fomos obrigados a continuar na estrada, por sinal bastante bonita, mas deserta.

Paramos entao na proxima cidade de nome Kanab (calma, sem "is"), muito simpatica e porta de entrada do Zion National Park. A estrada foi encaracolando e enchendo de motorhomes, mas a paisagem de tirar o folego.

O Zion tem uma diferenca fundamental em relacao ao Grand Canyon: a gente fica "dentro" dele. Enquanto no Grand Canyon a visao eh externa, ja que eh da borda para baixo, no Zion ela eh de baixo para cima. Absolutamente deslumbrante, sem falar na infraestrutura, que consegue superar aa do GC.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Harleyrices

O codigo de conduta do haleyro de sucesso, do harleyro vencedor, nao estah escrito, mas eh claro: ao cruzar, cumprimenta-se. Se na estrada, com a maozinha de lado, meio paz e amor, meio V de vitoria, desde que bem cool. Se "ao vivo", basta um "how're doing?" na chegada ou "safe trip!" na despedida.
Mas isso eh soh entre HD. Aos japas, que sao pouquissimos, um solene desprezo.

Dia 3 - parte 3

Depois, jah proximo de Jacob Lake, volta a floresta. Deixamos as coisas no hotel e rumamos para a tal parte norte (nao encontramos lugar no GC Lodge - foto abaixo -, mesmo tendo tentado com seis meses de antecedencia).

Bem, nesse ponto preciso fazer um parenteses (trata-se da melhor estrada em que jah rodei, uma delicia de sequencia de curvas em subida e descida. So esses noventa km valeram o aluguel da moto).

Nao perca, amanha tem Zion National Park!

Dia 3 - parte 2

Muito interessante a mudanca de paisagem, vegetacao, clima e estrada. Comecou mais frio, floresta, curvas e vistas do Canyon.
Depois, a partir de Cameron, eh uma grande planicie, calor infernal, embora nao seja deserto eh bastante inospito, com retas e mais retas. Eh territorio indigena (Navajo).

Aih, nos aproximamos de uma cadeia interessante, chamada Vermilion Cliffs, que, como o nome sugere, sao vermelhas. Depois aprendi que eh por causa de dioxido de ferro na sua composicao.

Dia 3 - parte 1

Terceiro dia: Grand Canyon South / Jacob Lake - 169 mi (270,4 km) / Grand Canyon North Rim (90 milhas ida e volta, ou 144 km). Total do dia: 414 km

Estamos aproveitando bem o fato de ainda nao termos nos acostumados com a diferenca de 4 horas de fuso. Levantamos bem cedo e dah para aproveitar melhor o dia, apesar de estarmos sendo um pouco castigados pelo sol.
No dia 3 nao foi diferente: saimos cedo da parte sul (a mais visitada) do Grand Canyon e rumamos para a parte norte. Apesar de estarem a apenas 10 milhas de distancia em linha reta, a estrada precisa dar uma (pequena) volta de mais de 400 km.